domingo, 26 de fevereiro de 2012

Blumenau ganha 6ª unidade de Cras a partir desta segunda-feira

As comunidades dos bairros Itoupavazinha, Itoupava Central e Vila Itoupava serão beneficiadas com 6º Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Blumenau, implantado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, da Criança e do Adolescente (Semascri). O Cras Missionário Alair Scheidt Júnior será inaugurado nesta segunda-feira, dia 27, a partir das 15h. As famílias dessas regiões, anteriormente cadastradas na sede da Semascri, passam a ser atendidas diretamente por esse Cras. A unidade tem a capacidade para atender cinco mil famílias.

Para o secretário de Assistência Social, Mário Hildebrandt, é fundamental a implantação de unidades de Cras nos bairros da cidade. “Com esta inauguração, serão seis Cras em funcionamento na nossa cidade. É um avanço nos serviços de assistência social do município. É por meio do Cras que a proteção social básica da assistência social se territorializa e se aproxima da população, identifica suas necessidades e as políticas sociais para atender as famílias, atuando também na prevenção de situações de vulnerabilidade social e risco social, bem como no estímulo as potencialidades locais”.

O Cras é uma unidade pública estatal, responsável pela oferta de serviços de proteção social básica da assistência social às famílias em situação de vulnerabilidade social e risco social. É a porta de entrada dos usuários à rede de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Essa unidade foi pensada para ser um espaço de referência para as 192 famílias dos residenciais do programa Minha Casa, Minha Vida da região de abrangência.

No Cras, serão desenvolvidos os seguintes programas: PAIF (Programa de Atenção Integral à Família) com ações e serviços básicos continuados para famílias em situação de vulnerabilidade social, que tem como perspectiva o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, a proteção social e a prevenção de situações de risco; e o Pró Jovem Adolescente destinado a jovens de 15 a 17 anos, com o objetivo de criar oportunidades e melhorar as condições de vida destes e de sua família.

A unidade desenvolverá ainda, atividades socioeducativas de saúde, cultura, meio-ambiente, esporte e lazer. Também serão oferecidos à comunidade, o Serviço de 0 a 6 anos com atividades lúdicas para o público infantil e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, por meio de reuniões socioeducativas e grupos de convivência de idosos, famílias e adolescentes. Além destes serviços, o Cras irá realizar atividades extras em parceria com a comunidade e entidades sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Nova Blumenau © 2010 | Designed by Juan | Voltar ao topo da pgina